17 novembro, 2010

Dica de Livro: "Finale - Ends of Television Series"

Image by Atypyk
O episódio final de Lost em Maio de 2010 foi incontestavelmente um dos eventos mais badalados na história da televisão. Mas apesar de ter se intensificado na era digital, isto não é um fenômeno tão recente. O finales de séries de TV já causavam enorme comoção desde os anos 1970. Eles tornaram-se "espetáculos culturais" conforme descrito por Joanne Morreale em seu ensaio sobre o final de Seinfeld. No Brasil eles podem ser comparados ao último capitulo de uma novela, com a diferença de que uma série pode ficar no ar por cinco, seis ou mais anos, e consequentemente o engajamento do público é bem maior.

O livro Finale -- Ends of Television Series, que reúne ensaios escritos por acadêmicos ingleses e americanos, pretende examinar como funciona a relação do público com o término do seu show favorito. Serão abordados seriados que fizeram história nas três ultimas décadas, desde M*A*S*H e Twin Peaks até Arquivo X, Life On Mars, Família Soprano, Sex and the City e muitos outros.

De acordo com o editor do livro, David Lavery, da Tennessee State University, os finales de séries nos fascinam porque “mexem com nossas identidades imaginadas, nossas obsessões, nossas formas particulares de leitura, enfim, nosso fascínio com a televisão”. É o adeus final, a simbólica despedida que antecede um período de luto que é diretamente proporcional ao envolvimento do fã com a série.

O livro será lançado em 2011 nos EUA.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...