05 março, 2011

The medium is the MASSage

Acabo de encontrar ótimo blog português no Código Fonte, um artigo chamado Tributo a McLuhan, o ilustre teórico da comunicação que completaria 100 anos em 2011.

Para os que não sabem, as ideias de Marshall Mcluhan revolucionaram por completo a comunicação no século XX. Autor do célebre The Medium is The Message, Mcluhan apontou que o meio através do qual se comunica já é em si mesmo parte da própria mensagem que se quer comunicar. Mais relevante ainda é sua ideia de “Aldeia Global”, que com o advento das redes sociais continua espantosamente atual.

O programa das comemorações do centenário pode ser consultado no site 100 years of Mcluhan! The global village is now. Reproduzo abaixo um curioso trecho do artigo, que pode ser lido na íntegra aqui.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

O lançamento do seu livro mais emblemático, The Medium is The Massage, já perfaz quase meio século (1964), e também ele é de uma actualidade espantosa, ilustrando bem sua visão quase profética da sociedade ocidental.

Por curiosidade refira-se que o título do livro (vide foto) é esse mesmo, “massage” e não “message”, que era a ideia original do autor mas que, devido a uma gralha, apareceu com esta forma nas primeiras provas da tipografia.Tanto McLuhan como o editor acharam este erro tipográfico “muito interessante e oportuno”, e resolveram manter o título assim mesmo.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Clique aqui para assistir

O tema me fez lembrar do 6o episódio da 1a temporada de Mad Men ("Babylon"), onde Joan Holloway utiliza a frase "the medium is the message" ao repassar uma mensagem para Peggy Olson.

O único detalhe que não parece estar correto é que, se o livro foi realmente lançado em 1964 (ou 1969, de acordo com o Wikipedia), teria Joan utilizado a célebre frase em 1961? Bem, fica aqui a questão, e em anexo também o clip da cena.

Um comentário:

Juliana disse...

Olá Sheron! Retribuindo a visita e seguindo! Adorei seu blog! Abçs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...