24 agosto, 2011

Warhol TV – Muito além dos 15 minutos

Longe de serem tão conhecidos quanto seus quadros de celebridades e Polaroids, os programas de TV do mestre da pop art são o tema central da mostra Warhol TV, que chegou a São Paulo depois de passar pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Paris e Lisboa. Os vídeos, que fazem parte do acervo do Andy Warhol Museum em Pittsburgh, apresentam um verdadeiro panorama da diversidade do universo deste polêmico artista multimídia.

Warhol sempre teve um enorme fascínio pela televisão, como mostram os seus diários. É dele a célebre frase: "Cable TV is the ultimate America". E, após comprar um equipamento de vídeo portátil em 1970, começou a desenvolver seus próprios programas. 


A TV era o meio ideal para dar sequência a outro de seus projetos: a revista Interview, lançada em 1969. Assim, em 1982 lançou Andy Warhol's TV, e em 1986 desenvolveu Andy Warhol's Fifteen Minutes para a recém lançada MTV. Nestes programas entrevistou artistas e celebridades do calibre de Liza Minelli, Jean-Michel Basquiat, Debbie Harry e Steven Spielberg.

Warhol entrevista o jovem Jean-Michel Basquiat
Os vídeos apresentados na mostra incluem seriados, comerciais, talk shows, vídeo clips, depoimentos, e até um reality show, todos produzidos e/ou atuados pelo artista entre os anos 70 e 80. Saturday Night Live e Debbie Harry and Friends, além dos já mencionados acima, estão entre eles. Entre os mais interessantes estão: um screen test feito com Marcel Duchamp na Factory e uma entrevista com o jovem cineasta Steven Spielberg. É possível assistir também ao trecho da série de TV Love Boat no qual ele interpreta a si mesmo, numa participação mais do que desastrosa (Warhol era notório por ser incapaz de decorar falas).

A exposição não deixou de incluir a sua morte: a seção intitulada O Último Show
 apresenta a missa fúnebre do artista, realizada em 1987 na Igreja de St. Patrick, em Nova York.




Até 25 de setembro no Sesc Pinheiros, SP. Entrada franca.
------------------------------------------------------------------------------------------
Em tempo: O vídeo a seguir não faz parte da mostra, mas é super interessante. Andy Warhol "pinta" Debbie Harry usando um computador Amiga, em uma espécie de "aparição paga" durante uma coletiva de imprensa do fabricante em 1985.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...